Segurança Eletrônica
ABESE identifica amadurecimento do setor de monitoramento eletrônico no país na 16ª EXPOSEC 2013 e apóia acesso ao uso de tecnologias inéditas em vitrine referência mundial.
Anúncio do balanço do mercado de segurança eletrônica no Brasil em 2012, lançamento do 1° Guia de Orientação ao Consumidor e criação de indicador inédito de mensuração do nível de consumo de tecnologias por área de atuação, foram alguns dos destaques no maior evento da ABESE no ano.
Com forte expansão e ganhando cada vez mais presença e utilidade no dia-a-dia da sociedade, o mercado de segurança eletrônica fechou o ano de 2012 com um crescimento de 9%, registrando um faturamento de aproximadamente US$ 1,96 bilhão, equivalente a R$ 4,2 bilhões/ano, segundo estimativas da ABESE. O setor, que tem registrado uma média anual de crescimento de 11% no Brasil, conta atualmente com 18 mil empresas atuantes, sendo responsável por gerar cerca de 200 mil empregos diretos e mais de 1,7 milhão indiretos. No País, há hoje mais de 800 mil imóveis monitorados por sistemas eletrônicos de alarmes, o que corresponde a 12% de um total de 6,18 milhões imóveis com possibilidade de receberem sistemas de alarmes monitorados.
Esses foram alguns dos números divulgados durante a 16ª Feira Internacional de Segurança (Exposec), realizada entre os dias 14 e 16 de maio na capital paulista. No evento a ABESE juntamente com a FIESP promoveram também o lançamento do 1° Guia de Orientação ao Consumidor. A parceria entre as entidades resultou no Guia de Aquisição de Sistemas Eletrônicos de Segurança idealizado para informar o passo a passo sobre os equipamentos e serviços para segurança eletrônica, colaborando para a compra mais adequada. O objetivo do Guia é auxiliar na defesa das boas práticas na fabricação, comercialização, instalação e manutenção dos sistemas eletrônicos de segurança, e também alertar a população sobre os cuidados e precauções que devem ser tomadas antes, durante e depois da contratação destes serviços.
Novidade também foi a adoção de um exclusivo indicador, elaborado com base em estimativas entre as principais empresas dos setores de sistemas de alarmes, CFTV/videomonitoramento, controle e acesso, e detecção e combate a incêndio. Entre os dados levantados foram identificadas oportunidades muita altas de expansão principalmente nos setores residências, de lojas e condomínios, além do parque industrial brasileiro, que conta com enormes oportunidades, inclusive na atualização de sistemas.
A Exposec aconteceu em um momento em que o mercado brasileiro de segurança eletrônica vislumbra uma grande expectativa de obter maiores garantias de profissionalização e organização com a aprovação do estatuto da segurança privada, que pode virar a 1ª Lei que contemplará o setor de segurança eletrônica no Brasil, trabalho árduo desenvolvido pela ABESE junto aos setores governamentais há mais de seis anos.
A presidente da ABESE, Selma Migliori, aproveitou o evento para destacar os avanços no setor durante o encontro, único chancelado no país pela entidade. “A cada ano não medimos esforços para inovar e avançar rumo à profissionalização e representatividade, prova disso foi o entendimento e maturidade de importantes players que optaram por fazer parte desse desafio durante o evento, aumentando nossa força e representatividade, o que nos fez aumentar como em nenhuma outra edição a adesão de novos associados, contribuindo para ampliar nossa voz junto aos órgãos competentes e a trazer mais informação para a sociedade”, destacou Selma.
Realizada pela ABESE, a Exposec foi ainda palco de apresentação de soluções inéditas para o mercado de segurança eletrônica. A Feira reuniu mais de 25 mil visitantes, que conheceram as novidades em tecnologia e serviços para o setor, por meio de mais de mil marcas nacionais e internacionais e 650 expositores, envolvendo circuito fechado de TV, controle de acesso, blindagem, alarmes, centrais de proteção perimetral, detecção de incêndio, fechaduras de segurança, portas de segurança e outras tecnologias. De Selma Migliori reforça que as oportunidades de negócios estão mais aquecidas por auxiliarem no combate à criminalidade e na identificação de crimes e suspeitos, além do momento aquecido por causa da demanda gerada pela realização de eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas no País. Em 2014 a feira já tem data marcada, entre13 a 15 de maio de 2013.
Sobre a ABESE:
Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança - é uma entidade representativa das empresas de sistemas eletrônicos de segurança de âmbito nacional, sem fins lucrativos e tem como a finalidade de orientar, promover, apoiar e divulgar as atividades de seus associados, representando-os publicamente, defendendo seus direitos e interesses.
Fundada em 1995 por um grupo de empresários brasileiros, a ABESE surgiu pela necessidade cada vez maior das empresas se organizarem dentro do segmento e hoje reúne cerca de 400 empresas de todas as regiões do País. Na entidade, os empresários do setor encontram iniciativas que promovem a capacitação profissional, a valorização da qualidade e a regulamentação oficial do segmento.
Fonte: Assessoria de comunicação da ABESE
0 comentários :