Ajudando a Combater a Criminalidade

Por Siderley Lima* para o DicaSeg

Você é conivente com a criminalidade! Não se assuste, mas, deve estar se perguntando como pode acontecer isso? Quantas pessoas já presenciaram algum tipo de crime e não tomaram nenhuma atitude, fingiram não estar vendo nada? Um exemplo é o cidadão parado no semáforo e ao ver um assalto ocorrendo com o carro da frente ou do lado, não toma atitude alguma. Não estou pedindo para ninguém ser super-herói e tentar salvar a vítima, agarrando e desarmando o criminoso, mas em muitos casos iguais ou semelhantes ao citado acima, o cidadão poderia ter usado um recurso que muitos possuem hoje, “o aparelho celular” à mão para acionar a policia.

A policia não é onipresente, nem onisciente, ela não está presente em toda parte e também não sabe de tudo, por isso, a sua ajuda é fundamental, de repente você pode ver algum tipo de crime em um semáforo, nas ruas, em algum lugar da cidade, no seu bairro pode ter um ponto de consumo e tráfico de drogas, ter uma casa suspeita de ser um cativeiro devido a movimentação, algum desmanche com movimentação suspeita, no seu bairro tem algum fugitivo ou procurado da justiça, etc.

A atividade policial na sua grande maioria precisa de informações e a ajuda da população, em outras palavras o cidadão é “os olhos do policial”. Observar detalhes, atitudes de pessoas estranhas, veículos suspeitos, aprenda a antever situações, enxergue longe, desconfie de situações aparentemente corriqueiras, qualquer situação fora do contexto normal.

No ato de presenciar algum crime, ligue imediatamente para a Policia Militar 190, em algumas cidades as Guardas Municipais atendem no 153, procure ter o telefone da delegacia de sua cidade. Você também pode ligar para fazer alguma denuncia no disque-denuncia 181; Procure participar das reuniões dos Consegs (conselho de segurança do seu bairro e cidade).


*Siderley Andrade de Lima, é consultor de segurança pessoal colaborador/articulista do site DicaSeg.com, é Graduado em Gestão de Segurança Privada pela UNIP – Universidade Paulista e especialista em táticas e técnicas especiais SWAT/CATI...



Veja mais sobre o autor...

Clique aqui e conheça nosso termo de uso e reprodução

Siga:

0 comentários :

Licença Creative Commons