Segurança nos Consultórios Odontológicos
Visando orientar os profissionais quanto aos procedimentos preventivos, destaco que o funcionamento diário de consultórios e clínicas odontológicas requer algumas medidas administrativas e de segurança, essenciais para a proteção de toda a equipe que trabalha nesses locais. Cada vez mais, atenção quanto à segurança nesses estabelecimentos se torna indispensável, a estratégia para evitar os assaltos tem sido inúmeras, segue algumas sugestões que poderão fazer parte de procedimentos preventivos:
► Ao contratar funcionários para seu consultório ou clínica, confira as referências profissionais apresentadas, pois é o primeiro passo para estabelecer o grau de confiança em seus colaboradores. Outra providência importante é solicitar a apresentação do atestado de antecedentes criminais;
► Treinar as recepcionistas para lidar com os equipamentos de segurança e especialmente para não deixar estranhos entrarem na clínica.
► Manter clínicas em locais que existam mais de um consultório é uma boa alternativa;
► Evite trabalhar com grandes quantias de dinheiro, de preferência a outro tipo de pagamento;
► Mantenha uma relação de cheques, com todos os dados de quem emitiu, desta forma caso ocorra um roubo, fica mais fácil tomar as devidas providencias;
► Caso tenha algum problema e demita um colaborador que possua chaves da clínica/consultório, orientamos que troque as fechaduras de imediato, resguardando a sua privacidade e ao mesmo tempo certificando-se de que somente pessoas autorizadas terão acesso livre às dependências do estabelecimento.
► Nunca marque o primeiro atendimento para um paciente desconhecido, em horário que estejam poucas pessoas no consultório/clínica.
► Tenha disponível um armário protegido para a guarda de bolsa e objetos de valor de toda a equipe.
► Ao receber clientes que vêm por indicação, a ligar para a pessoa que indicou para saber se realmente procede tal indicação.
► A instalação de equipamentos como CFTV com gravação de imagens e a transmissão deste sinal para a central de monitoramento ou para outro local, como por exemplo, outro consultório de algum colega. Monitoramento externo com câmeras que visualizem a entrada;
► interfones e portão eletrônico;
► Sistema de alarmes monitorado por uma central externa, que permaneçam ligados fora do expediente;
► Durante os trabalhos, o mesmo alarme poderá ser utilizado com o botão de pânico.
0 comentários :