ALERTA AO CIDADÃO
Ligue para o telefone 190, não tente procurar o veículo. Saiba a placa do seu veículo. Passa para atendente do 190, todas as informações possíveis, tais como: características dos assaltantes, armas usadas no assalto, rumo tomado e características do seu veículo. Registre o furto na Delegacia de Polícia mais próxima.
2. Ao se deparar com sua casa arrombada:
Não entre na casa, ligue para o 190 e aguarde a chegada de uma viatura no local, após, faça o registro da ocorrência na Delegacia mais próxima.
3. Ao presenciar um assalto:
Mantenha-se afastado do local, evite interferir para não colocar em risco sua integridade física. Lembre-se: o assaltante não tem nada a perder. Ligue para o telefone 190 e repasse as informações possíveis. Após a saída do delinqüente, procure ajudar a vítima.
4. Ao ser assaltado:
Não reaja em hipótese alguma, memorize as principais características dos assaltantes, ligue para o fone l90, transmita as características dos assaltantes e direção que tomaram, após faça o registro na Delegacia.
5. Ao se deparar com pessoas feridas:
- Por Acidente
Procure manter-se “calmo”, e acalmar o acidentado se ele estiver consciente, Ligue para o fone 193 (Anjos da Guarda), não conseguindo contato, ligue para o fone 190.Não mexa no ferido e evite que ele se debata, pois esta atitude pode agravar os ferimentos.
- Por Tiro
Procure manter-se “calmo” e ao ferido; pressione com panos o local da penetração do projetil e após ligue para o fone 193. - Por Acidente de Trabalho e outros
Se houver sangramento, faça um torniquete. Encaminhe o ferido imediatamente ao Pronto Socorro ou hospital mais próximo. Se houver amputação, leve o órgão amputado junto com a vítima, procure envolvê-lo com gelo, paria garantir a possibilidade de reimplante.
6. Pessoas suspeitas no bairro:
Procure mentalizar as características da pessoa estranha, ligue para o 190 e repasse todas as informações possíveis, lembre-se que detalhes como altura, cor da pele, cabelo, idade aproximada e roupas, são importantes para que os policiais militares que forem ao local efetuar averiguações, possam identificar os suspeitos.
Fonte: Associação dos Cabos e Soldados de Alagoas
0 comentários :